Professor e ex-aluna da UFV – CAF publicam artigo

Os professores Osvaldo Costa Moreira (professor da UFV – CAF) e Elenice de Sousa Pereira (ex-aluna da UFV – CAF) publicaram um artigo na Revista da Educação Física / UEM. O artigo intitulado “APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE EM ESCOLARES DE MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE DO INTERIOR DO BRASIL” é resultado do Trabalho de Monografia defendido no ano de 2013.

O artigo trata da temática aptidão física relacionada à saúde em escolares de Florestal/MG. Ele é derivado do trabalho de conclusão de curso da estudante defendido em 2013. A realização desse trabalho parte da justificativa de que é importante manter e/ou desenvolver a aptidão física em crianças e adolescentes, visto que o processo de envelhecimento, por si só, acarreta perdas fisiológicas que implicam na diminuição da aptidão física e no aumento do risco de desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas. Além disso, a maioria dos estudos relacionados à temática tem sido realizados em cidades de grande e médio porte, de modo que dados sobre aptidão física relacionada à saúde em escolares de cidades de pequeno porte não estão bem estabelecidos pela literatura. Assim, esse artigo determinar o comportamento de variáveis clínicas, antropométricas e motoras como indicadores de AFRS em escolares. A partir da realização desse estudo, foi possível concluir que, existe a necessidade de intervenção com programas de promoção da saúde voltados à mudança de estilo de vida dos escolares, enfatizando o trabalho, o aprimoramento e o desenvolvimento dos componentes da aptidão física relacionada à saúde e também para uma reeducação alimentar visando prevenir o surgimento e o desenvolvimento de disfunções de caráter hipocinético.

O artigo foi publicado na edição 3, do volume 25, da Revista da Educação Física/UEM e a Revista da Educação Física é uma publicação do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá-UEM, cuja missão é Promover a disseminação científica de pesquisas originais e inéditas em temáticas relevantes para o debate teórico-prático visando contribuir para o desenvolvimento acadêmico da Educação Física. Atualmente este periódico é indexado pela Scopus, Scielo e Cross Ref, e encontra-se avaliado pelo Qualis Capes como B1 (Educação Física; Enfermagem), B2 (Nutrição; Saúde Coletiva) e B3 (Educação). Essa revista possui elevado destaque no âmbito das Ciências do Esporte, possuindo abrangência internacional e veiculando artigos de grupos de pesquisa da América Latina e Europa.

Mais uma vez o grupo formado por professores e alunos do Campus Florestal aparece com destaque no cenário científico da educação física.

Parabéns.

O artigo completo você encontra em anexo:

Artigo Completo: Pereira et al. 2014